quarta-feira, 13 de maio de 2015

meu novo livro

No próximo dia 26 de maio, terça-feira, às 19:30 hs, estarei lançando meu novo livro FÓRUM VIRTUAL, um romance.
Local: Centro Cultural Palace (Rua Alvares Cabral, 322 - Centro - Ribeirão Preto)

Segue aqui uma "Carta ao leitor"... para adiantar do que se trata:

Caro Leitor,    
O que é a relação humana via rede mundial de computadores?
O que é a Internet: simplesmente produto da tecnologia ou campo específico de ação?
Na sua trajetória de desenvolvimento tecnológico, os homens já encurtaram a distância entre si de diversas formas. Ao longo dos séculos, máquinas e recursos variados foram criados para transportar, de um lado para outro, na Terra e no espaço sideral, nossos sons, nossas imagens, nossos dados. Mas talvez nenhum invento até agora tenha sido mais extasiante do que o ciberespaço *.
O romance “Fórum Virtual” é resultado desse meu assombro com as propriedades de tal tecnologia. Ela tem acelerado, digamos assim, o processo de percepção de alguns aspectos da vida enquanto, ao mesmo tempo, nos leva a negligenciar outros. Pois é difícil dar conta de tudo!... E o excesso, o descartável, o provisório, o transitório são partes dessa nova vivência. Mas, ao parar para examinar um pouco algo que está acontecendo tão próximo (já que agora nenhuma distância é muito grande), acabamos nos assustando. A ficção que você lerá aqui tem sua matriz num fato real: a morte precoce de um jovem, um usuário constante da Internet e representante fiel da geração que nasceu no mundo conectado à rede. Antes mesmo de pensar em escrever, o fato me levou a explorar a Internet, seguindo os rastros que o jovem deixara na Rede. Foi nessa viagem que tive contato com tantos outros anônimos, cujos rostos e vozes nunca me foram mostrados, pois só me interessavam as ideias, as palavras, a memória de quem, em alguma circunstância, tivesse cruzado com meu personagem. Quando os primeiros textos começaram a nascer, eu narrava segundo os moldes tradicionais da prosa, o que me trouxe um descontentamento, pois já não se tratava mais só de uma história trágica inspirada na realidade, mas também dos reflexos da minha atividade virtual durante a pesquisa sobre o personagem. De tal modo que um novo texto surgiu, celebrando os próprios formatos de texto da internet, como as cartas eletrônicas e as discussões em fóruns virtuais.
Não raras vezes a perplexidade que me tomara durante a pesquisa fez-se tão presente que os diálogos dos personagens buscaram espelho nos diálogos encontrados na Rede, quanto ao vocabulário dos internautas e quanto à afetividade das falas. E aqui eu me ponho a pensar no vasto campo de considerações acerca do trabalho do ficcionista e seu encalço: a Realidade. Que realidade é essa que nos chega pelos aparelhos, seja um computador de mesa ou um smartphone? Que relação é essa que estamos estabelecendo com vídeos, fotos, sons, textos, informações, pessoas?
Para além da ficção científica, a Literatura busca acompanhar essas tecnologias em suas abordagens sociais, históricas, e contemplar os discursos ressonantes de uma época high-tech.



Nenhum comentário:

Postar um comentário