sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

o riso nosso de cada dia

Com a afirmação das redes sociais, em especial o Facebook, tornou-se comum a convivência virtual com quadrinhos, trazendo fotos ou desenhos, de toda espécie de mensagem. Aquelas com teor humorístico nos aproximam muito da linguagem do cartum e da charge.  O ataque de anteontem ao jornal francês “Charlie Hebdo” é uma demonstração do poder que essa linguagem possui. Esse formato de mensagem convoca o leitor para um riso breve mas com propósitos críticos, com entonação variada e sujeita a respostas variadas, da indiferença ao choque.
                Humor é coisa séria. O riso é uma manifestação de confronto com a realidade. Os gregos antigos dominaram essa arte de fazer rir. Levaram a ridicularização do ser humano às últimas consequências, concedendo ao riso um espaço nobre na arte. Definiram assim o que hoje  buscamos, talvez, nos programas televisivos de humor, que no caso Brasil parecem cada vez mais limitados ao entretenimento, isolando e até contrariando o propósito de instigar a crítica. Fazer pensar através da sátira, do deboche e do cômico exige saber lidar com sentimentos graves. Pode-se dizer que o chargista é o artista do último recurso: quando a mensagem já esgotou suas possibilidades de fazer efeito na mente dos leitores, a charge entra com seu apelo. Breve e sorrateira, a charge exibe as ironias do nosso cotidiano sisífico, compra a ideia de que o humor está ligeiramente ligado à simpatia, ao bom senso.

No entanto, o humor pode agredir.  E essa agressão dá a medida da posição ou visão do chargista em relação ao tema escolhido. Muito comumente, antes de passar a mensagem, o tal tema já foi debatido à exaustão, ou é a expressão de um consenso, ou aquilo que é tomado como consenso. Mas no final, a expectativa é a de que o leitor aliviará sua seriedade e sorrirá, mesmo sem mexer um músculo do rosto. Do risinho nervoso à gargalhada, do silêncio ao escândalo e à perplexidade, o riso é transgressão quando provocado por uma artimanha premeditada.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário